SGQ, por que é um fardo o seu entendimento ou a sua implementação?

SGQ, por que é um fardo o seu entendimento ou a sua implementação?

A resposta é simples: devido a falta de informação!
Como assim?

As pessoas têm a sensação de segurança quando estão em um ambiente que já estão habituadas, como suas casas. Esses lugares não oferecem riscos, pois elas os conhecem de olhos vendados e sabem cada passo que podem dar.

Durante um período de mudanças na Empresa, a falta de informação e de clareza nas ações que devem ser tomadas faz com que as pessoas sejam bombardeadas por imposições e obrigações, criando uma barreira que impede o processo de entendimento ou de implementação do SGQ, gerando incerteza, insegurança, receio e medo.

Nesse sentido, para ter sucesso durante a implementação do SGQ, as pessoas devem se habituar às novas rotinas e todas as ações e informações devem ser elaboradas em conjunto e seguindo alguns importantes passos:

• As funções e responsabilidades de cada membro do SGQ devem ser claramente definidas, estabelecidas e realizadas;
• Um mapa/organograma da Empresa deve ser criado e todos os membros da Empresa devem conhecer cada passo a ser dado e/ou cada decisão a ser tomada (dentro do seu processo);
• As pessoas devem estar engajadas com o desenvolvimento do SGQ. Todos devem compreender a política da Empresa e participar da criação, melhoria, otimização e amadurecimento do sistema implementado.

A importância e o desenvolvimento do SGQ devem ser constantemente demonstrados e os colaboradores devem ser treinados para que cada pessoa adquira confiança e segurança, para que de olhos vendados possam dar o passo seguinte.

O SGQ tem que gerar segurança, conforto e liberdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp